A
ESCOLA NO SÉCULO XX E COMO ELA SE APRESENTA NO SÉCULO XXI
Danilo Santos
Felipe Santos
Hugo Cerqueira
José Breno
Krisla Leite
Meiriele Melo
Vitória Santos
Vitória Santos
Resumo
Este artigo analisa as
mudanças ocorridas nas escolas entre os séculos XX e XXI e como a escola se
torna um meio importante a vida dos jovens, instruindo eles à portarem-se de
forma correta perante várias pessoas e situações ao seu redor, respeitar diferenças
e guiar eles na escolha de algo de seus interesses e lhes dando as ferramentas
importantes para o seu futuro.
Palavras-chave
Modernização. Tecnologia. Pontos negativos e positivos nas
escolas. Repreensão. Ensino a distância. Educação.
Abstract
This article examines changes
in schools between the XX and XXI centuries and how the school becomes an
important medium in the lives of young people, instructing them to behave in a
correct way in the face of various people and situations around them, respect
the diferences and guide them in choosing something from their interests and
giving them the importante tools for the their future.
Key words
Modernization. Technology.
Points negative and positive in schools. Rebuke. Teaching the distance.
Education.
Com a escola como um dos
principais meios de formação da mente juvenil para a construção da modernidade,
que tem como modelo uma única forma para civilizar indivíduos tornando-os aptos
a viver em uma sociedade com essa cultura educativa, visa em controlar e deixar
livre e mais aberta a consciência de seus alunos, ou cidadãos, criando um
indivíduo que saiba se portar diante a situações sociais dentro e/ou fora da
escola tornando-os livres, emancipados e cientes de qual decisão tomar.
No século XX o ensino era
rígido onde era bem comum se ver filas a quaisquer coisas dentro de uma escola,
era comum as escolas serem calmas, havia o canto do Hino Nacional em frente a
bandeira do país (o canto ao Hino era exigido em vários projetos escolares), a
escola neste século podia tomar medidas rígidas aos alunos que andassem fora
das normas escolares. A escola atual recebeu um papel importante em ter de
ensinar vários modos de comportamento ao aluno estimulando o conhecimento e a
busca pelo sucesso no seu comportamento. Muitos alunos ao sair das escolas
levam para fora apenas a habilidade de “copiar e colar” e não conseguem
estabelecer uma relação entre o que aprendeu com a realidade fora da escola. A
nova escola significa ‘Novos métodos educacionais’, tendo como intenção fazer
com que o aluno obtenha um novo olhar ao mundo. Mas será mesmo que as escolas
tiveram uma grande mudança no decorrer dos séculos?
A tecnologia nas escolas
Com a modernização, vieram
novos métodos de aprendizado utilizando a mente do aluno como ferramenta
principal explorando sua imaginação e seu raciocínio juntamente com o uso de
produtos eletrônicos, como por exemplo computadores e tablets. O uso da tecnologia
nas escolas tem se tornado algo comum porque com o passar do tempo a tecnologia
foi ganhando asas e voando cada vez mais alto surpreendendo sempre mais e mais
o público jovem que acabam trazendo em mãos a tecnologia como ferramenta de
estudo para sala de aula e fora da sala de aula, mas será que as escolas e
professores estão prontos para trabalhar com este tipo de tecnologia? Como irão
lidar com ela? O que irão fazer? Escolas criam blogs, sites e até mesmo páginas
em redes sociais para poder estar sempre em contato próximo ao aluno
incentivando e mostrando que a tecnologia não é apenas diversão e sim uma
ferramenta importante que precisa ser utilizada de forma correta, existem
fóruns na internet ligados diretamente para ensinos escolares disponibilizando
vídeo aulas, textos explicativos que muitas vezes são feitos pelos próprios
alunos querendo expandir o seu conhecimento e transmitir o que aprenderam para
outros alunos. No século XX o ensino era mais exigente e cobravam muitas coisas
aos alunos podendo serem rígidos e aderir métodos de punição rígidos, e por
fim, o professor tinha total autoridade e era respeitado por todos os alunos e
tinham uma forma de cobrança maior que a atual. Porém nem todas as escolas
possuem tecnologia para trabalhar no seu dia a dia, muitas escolas possuem
apenas para os funcionários do departamento deixando os alunos para se virarem
dentro e fora da escola. O que pode ser ruim. A tecnologia geralmente é encontrada em grande quantidade e exposta
a todos os membros do departamento e os alunos em escolas privadas, aonde
encontramos tecnologia de ponta; salas com ar condicionado e salas de vídeo por
exemplo. Mas mesmo com os alunos trazendo essa tecnologia para dentro da sala
de aula acaba sendo um obstáculo devido a desconcentração que o aluno adquire
por sempre ter algo para ver em seu dispositivo móvel fazendo ele passar mais
tempo no smartphone ao invés de participar da aula, porém a questão do uso de
dispositivos muitas vezes é um problema pelo uso abusivo dos alunos em momentos
inapropriados. Alguns professores não ficam incomodados com o uso do smartphone
em sala de aula porque pode servir como uma ferramenta e cabe ao aluno ter sua
atenção voltada a aula ou não, alguns professores retiram o dispositivo da mão
do aluno ou reprime ele de outra forma para fazer ele prestar atenção.
Pontos negativos e
positivos
Várias escolas passam por
problemas também que muitas vezes podem ser causados por ela mesma sendo um dos
principais problemas a falta de um suporte para lidar com alunos que precisam
de uma atenção maior, alunos com deficiência, por possuir uma quantidade de
alunos consideravelmente grande ou até mesmo professores que não ligam para
esses problemas e acabam excluindo o aluno de atividades. Um dos principais
problemas também têm sido as merendas escolares que muitas vezes vêm
acarretando problemas no ensino porque os alunos não podem estudar com fome,
muitos alunos carentes vão às escolas na expectativa de fazerem uma refeição e
satisfazer sua fome já em casa nem sempre podem, e para que isso não aconteça
ou os alunos ficam sem aula ou possuem aulas incompletas. Boa parte das escolas
não possuem um grande suporte de aulas fazendo que muitos alunos tenham de se
locomover para um lugar distante para tentar possuir um ensino melhor trazendo
mais despesas. Tendo também como problema o pouco investimento na área,
estruturas escolares em más condições, a desvalorização do profissional na área
de trabalho (Professores e Grupo de limpeza por exemplo), por falta de
autoridade nas escolas muitos alunos fazem o que querem chegando até a cometer
atos vândalos. Um dos maiores problemas atualmente é o uso de drogas nas
escolas que têm se tornado algo muito comum e dado muitas dores de cabeça para
os agentes que trabalham nas escolas, junto com a droga vem a falta de
segurança dentro da escola porque o segurança e um psicólogo iria fazer com que
boa parte do problema com agressões, drogas e furtos.. Existe também a
necessidade de um psicólogo nas escolas porque psicólogo tem o papel importante
nas escolas pelo justo motivo de que muitos alunos possuem problemas dentro e
fora da escola, sendo mais comum o psicólogo estar em escolas de ensino privado,
ele iria auxiliar os alunos com problemas dentro e fora da escola e orientar
ele ajudando a crescer. Temos como pontos positivos a diversidade de matérias
que o aluno possui na escola abrindo a mente dele e aplicando conhecimento
diversificado, existem alunos que são compromissados com seus afazeres
escolares e sempre buscam o sucesso em quaisquer atividades, a disponibilidade
de materiais virtuais e físicos para o trabalho acadêmico do aluno e é uma
grande oportunidade para a faculdade. Deve-se também levar em consideração a
estrutura das escolas, alguns alunos visam muito a sua instituição, levando até
a motiva-los a estudar por saber que estuda em uma instituição com estrutura
para ensino, disponibilizando bibliotecas, sala de informática, quadra
poliesportiva etc.
O Ensino A Distância
(EAD)
Chegamos a uma realidade onde
as aulas online/ensinos a distância se tornou algo totalmente comum e muitas
são disponíveis por vários fóruns de estudos virtuais gratuitamente, porém,
existem pontos positivos e negativos nesse método de ensino. Existem pessoas
que não conseguem ter um desenvolvimento/compreensão do assunto por precisar de
um profissional ao lado e nem todas as aulas a distância são por chamada de
vídeo ou por um método de interação em tempo real onde o profissional/professor
possa atender a todos os alunos, geralmente essas aulas são gravadas, o que
pode ser benéfico a alguns e prejudicial para outros. É uma boa ideia o método
de ensino a distância mas é uma realidade que ainda não pode ser acessível a
todos por conta de problemas, dúvidas e até mesmo falta de recursos onde a
pessoa possa buscar este método. Geralmente os conteúdos de ensino de qualidade
e com informações mais simples são disponíveis apenas em fóruns pagos, porém
possuímos também plataformas de vídeo aulas onde você encontra recursos
semelhantes não e prejudicando.
Conclusão
As novas tecnologias
transformam o conceito de conhecimento e, dentre os novos meios tecnológicos
que se apresentam, a internet é, sem dúvida, o mais revolucionário deles. A
rede mundial é uma grande aliada da educação, pois, além de cativar o aluno,
facilita no processo de ensino-aprendizagem, ajudando a desenvolver capacidade
de pesquisa e ampliação das relações sociais e de comunicação. A tecnologia na
sala de aula veio para ajudar não só aos alunos, mais aos professores também,
uma das tecnologias mais utilizadas atualmente é a internet e por este motivo
não podemos ignorá-la por ser uma forma de acesso fácil por boa parte da
população e sempre possui uma forma de acessar em cyber cafés por exemplo e
consegue ser uma forma mais simples e prática de pesquisas facilitando assim
até mesmo dentro das escolas com o auxílio do professor.
Referências
O Globo ,Qual O Papel Da
Tecnologia Na Escola. Disponível em:http://blogs.oglobo.globo.com/todos-pela-educacao/post/educacao-no-seculo-21-qual-o-papel-da-tecnologia-na-escola.html.
Acesso em: 01 de novembro de 2017.
Brasil 247, Uma Educação Para
O Século XXI. Disponível emhttp://www.brasil247.com/pt/247/artigos/176392.
Acesso em: 01 de outubro de 2017.
Luciani Missio e Jorge Luiz da
Cunha. Um Olhar Sobre A Educação Moderna No Século XXI. Disponível em:<
http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/056e4.pdf>.
Acesso em: 26 de outubro de 2017.
Correio Brasiliense, Estudo
Aponta Quais São As Principais Reclamações Entre Professores. Disponível emhttp://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/professor/2015/03/30/professor_interna,477560/estudo-aponta-quais-sao-as-principais-reclamacoes-entre-professores.shtml.
Acesso em: 09 de novembro de 2017.
EAD, Vantagens Do Ensino A
Distância. Disponível emhttp://www.ead.com.br/vantagens-do-ensino-a-distancia/.
Acesso em:
Fundação Telefônica, Viagem À
Escola Do Século XXI. Disponível em:< http://fundacaotelefonica.org.br/acervo/viagem-a-escola-do-seculo-xxi/>.
Acesso em: 26 de outubro de 2017.
Socioesc, Diferenças Entre
Alunos Do Séculos XX E Do Século XXI. Disponível em:< http://sociesc.org.br/blogead/2017/02/10/diferencas-entre-os-alunos-do-seculo-xx-e-do-seculo-xxi/>.
Acesso em: 14 de novembro de 2017.
Em "Palavras-Chave", vocês deveriam colocar palavras importantes tratadas no texto, e não frases.
ResponderExcluirFaltou uma melhor transição entre o desenvolvimento do texto e a conclusão.