Pular para o conteúdo principal

Escola No Século XX E Com Ela É Apresentada No Século XXI


A ESCOLA NO SÉCULO XX E COMO ELA SE APRESENTA NO SÉCULO XXI

Danilo Santos 
Felipe Santos
Hugo Cerqueira
José Breno
Krisla Leite
Meiriele Melo
Vitória Santos

Resumo

Este artigo analisa as mudanças ocorridas nas escolas entre os séculos XX e XXI e como a escola se torna um meio importante a vida dos jovens, instruindo eles à portarem-se de forma correta perante várias pessoas e situações ao seu redor, respeitar diferenças e guiar eles na escolha de algo de seus interesses e lhes dando as ferramentas importantes para o seu futuro.

Palavras-chave
Modernização. Tecnologia. Pontos negativos e positivos nas escolas. Repreensão. Ensino a distância. Educação.

Abstract
This article examines changes in schools between the XX and XXI centuries and how the school becomes an important medium in the lives of young people, instructing them to behave in a correct way in the face of various people and situations around them, respect the diferences and guide them in choosing something from their interests and giving them the importante tools for the their future.

Key words
Modernization. Technology. Points negative and positive in schools. Rebuke. Teaching the distance. Education.
                               
Com a escola como um dos principais meios de formação da mente juvenil para a construção da modernidade, que tem como modelo uma única forma para civilizar indivíduos tornando-os aptos a viver em uma sociedade com essa cultura educativa, visa em controlar e deixar livre e mais aberta a consciência de seus alunos, ou cidadãos, criando um indivíduo que saiba se portar diante a situações sociais dentro e/ou fora da escola tornando-os livres, emancipados e cientes de qual decisão tomar.
No século XX o ensino era rígido onde era bem comum se ver filas a quaisquer coisas dentro de uma escola, era comum as escolas serem calmas, havia o canto do Hino Nacional em frente a bandeira do país (o canto ao Hino era exigido em vários projetos escolares), a escola neste século podia tomar medidas rígidas aos alunos que andassem fora das normas escolares. A escola atual recebeu um papel importante em ter de ensinar vários modos de comportamento ao aluno estimulando o conhecimento e a busca pelo sucesso no seu comportamento. Muitos alunos ao sair das escolas levam para fora apenas a habilidade de “copiar e colar” e não conseguem estabelecer uma relação entre o que aprendeu com a realidade fora da escola. A nova escola significa ‘Novos métodos educacionais’, tendo como intenção fazer com que o aluno obtenha um novo olhar ao mundo. Mas será mesmo que as escolas tiveram uma grande mudança no decorrer dos séculos?

A tecnologia nas escolas
Com a modernização, vieram novos métodos de aprendizado utilizando a mente do aluno como ferramenta principal explorando sua imaginação e seu raciocínio juntamente com o uso de produtos eletrônicos, como por exemplo computadores e tablets. O uso da tecnologia nas escolas tem se tornado algo comum porque com o passar do tempo a tecnologia foi ganhando asas e voando cada vez mais alto surpreendendo sempre mais e mais o público jovem que acabam trazendo em mãos a tecnologia como ferramenta de estudo para sala de aula e fora da sala de aula, mas será que as escolas e professores estão prontos para trabalhar com este tipo de tecnologia? Como irão lidar com ela? O que irão fazer? Escolas criam blogs, sites e até mesmo páginas em redes sociais para poder estar sempre em contato próximo ao aluno incentivando e mostrando que a tecnologia não é apenas diversão e sim uma ferramenta importante que precisa ser utilizada de forma correta, existem fóruns na internet ligados diretamente para ensinos escolares disponibilizando vídeo aulas, textos explicativos que muitas vezes são feitos pelos próprios alunos querendo expandir o seu conhecimento e transmitir o que aprenderam para outros alunos. No século XX o ensino era mais exigente e cobravam muitas coisas aos alunos podendo serem rígidos e aderir métodos de punição rígidos, e por fim, o professor tinha total autoridade e era respeitado por todos os alunos e tinham uma forma de cobrança maior que a atual. Porém nem todas as escolas possuem tecnologia para trabalhar no seu dia a dia, muitas escolas possuem apenas para os funcionários do departamento deixando os alunos para se virarem dentro e fora da escola. O que pode ser ruim. A tecnologia geralmente é encontrada em grande quantidade e exposta a todos os membros do departamento e os alunos em escolas privadas, aonde encontramos tecnologia de ponta; salas com ar condicionado e salas de vídeo por exemplo. Mas mesmo com os alunos trazendo essa tecnologia para dentro da sala de aula acaba sendo um obstáculo devido a desconcentração que o aluno adquire por sempre ter algo para ver em seu dispositivo móvel fazendo ele passar mais tempo no smartphone ao invés de participar da aula, porém a questão do uso de dispositivos muitas vezes é um problema pelo uso abusivo dos alunos em momentos inapropriados. Alguns professores não ficam incomodados com o uso do smartphone em sala de aula porque pode servir como uma ferramenta e cabe ao aluno ter sua atenção voltada a aula ou não, alguns professores retiram o dispositivo da mão do aluno ou reprime ele de outra forma para fazer ele prestar atenção.
No século XX os professores tinham mais poder sobre os alunos, tendo permissão até para repreender alunos com palmatória, que na época era uma tecnologia importante na formação de mentes, algo que hoje em dia não é mais comum e muito menos utilizado, atualmente se um professor repreende o aluno dessa forma, pode levar um processo, o que consequentemente pode prejudicar a sua carreira de professor, o professor precisa pôr pulso na sala e assim ele tem de aderir a outros modos, como citado em cima. A estrutura escolar atualmente é diferente. No século XX a estrutura escolar era razoável, o ideal era um local grande o suficiente que encaixasse certa quantidade de alunos para poder ministrar os assuntos escolares, que, consequentemente, de certa forma, o ensino para muito possuía qualidade, pois a atenção dos alunos era voltada totalmente para as aulas, levando mais a sério a vida como estudante, atualmente a realidade é um pouco diferente, manteve-se o fato da sala precisar de um tamanho onde comportasse todos os alunos mas a sala precisa ser estruturada para ter um bom acústico, onde a voz do professor ou emissor possa ser transmitida em claro e bom som, precisa ter um clima confortável e arejado e carteiras em boa qualidade. Percebe-se que, a tecnologia das escolas do século XXI não eram disponíveis para as escolas do século XX, pois antigamente, o método de ensino era diferenciado por ser voltado para ensinar o conteúdo aos alunos de um modo rápido e claro. Antes, não havia computador, mas havia livros, algo que muitos que muitos valorizavam e era acessível a boa parte da população ou até mesmo a toda população em bibliotecas e algumas escolas possuíam uma biblioteca para os alunos terem acesso e meios de pesquisas para seus trabalhos acadêmicos, o que hoje você encontrava nos livros no século passado atualmente você pode encontrar na internet, o que pode ser um pouco arriscado porque pode conter informações incompletas ou erradas dependendo do fórum aonde você pesquisa.

Pontos negativos e positivos
Várias escolas passam por problemas também que muitas vezes podem ser causados por ela mesma sendo um dos principais problemas a falta de um suporte para lidar com alunos que precisam de uma atenção maior, alunos com deficiência, por possuir uma quantidade de alunos consideravelmente grande ou até mesmo professores que não ligam para esses problemas e acabam excluindo o aluno de atividades. Um dos principais problemas também têm sido as merendas escolares que muitas vezes vêm acarretando problemas no ensino porque os alunos não podem estudar com fome, muitos alunos carentes vão às escolas na expectativa de fazerem uma refeição e satisfazer sua fome já em casa nem sempre podem, e para que isso não aconteça ou os alunos ficam sem aula ou possuem aulas incompletas. Boa parte das escolas não possuem um grande suporte de aulas fazendo que muitos alunos tenham de se locomover para um lugar distante para tentar possuir um ensino melhor trazendo mais despesas. Tendo também como problema o pouco investimento na área, estruturas escolares em más condições, a desvalorização do profissional na área de trabalho (Professores e Grupo de limpeza por exemplo), por falta de autoridade nas escolas muitos alunos fazem o que querem chegando até a cometer atos vândalos. Um dos maiores problemas atualmente é o uso de drogas nas escolas que têm se tornado algo muito comum e dado muitas dores de cabeça para os agentes que trabalham nas escolas, junto com a droga vem a falta de segurança dentro da escola porque o segurança e um psicólogo iria fazer com que boa parte do problema com agressões, drogas e furtos.. Existe também a necessidade de um psicólogo nas escolas porque psicólogo tem o papel importante nas escolas pelo justo motivo de que muitos alunos possuem problemas dentro e fora da escola, sendo mais comum o psicólogo estar em escolas de ensino privado, ele iria auxiliar os alunos com problemas dentro e fora da escola e orientar ele ajudando a crescer. Temos como pontos positivos a diversidade de matérias que o aluno possui na escola abrindo a mente dele e aplicando conhecimento diversificado, existem alunos que são compromissados com seus afazeres escolares e sempre buscam o sucesso em quaisquer atividades, a disponibilidade de materiais virtuais e físicos para o trabalho acadêmico do aluno e é uma grande oportunidade para a faculdade. Deve-se também levar em consideração a estrutura das escolas, alguns alunos visam muito a sua instituição, levando até a motiva-los a estudar por saber que estuda em uma instituição com estrutura para ensino, disponibilizando bibliotecas, sala de informática, quadra poliesportiva etc.

O Ensino A Distância (EAD)
Chegamos a uma realidade onde as aulas online/ensinos a distância se tornou algo totalmente comum e muitas são disponíveis por vários fóruns de estudos virtuais gratuitamente, porém, existem pontos positivos e negativos nesse método de ensino. Existem pessoas que não conseguem ter um desenvolvimento/compreensão do assunto por precisar de um profissional ao lado e nem todas as aulas a distância são por chamada de vídeo ou por um método de interação em tempo real onde o profissional/professor possa atender a todos os alunos, geralmente essas aulas são gravadas, o que pode ser benéfico a alguns e prejudicial para outros. É uma boa ideia o método de ensino a distância mas é uma realidade que ainda não pode ser acessível a todos por conta de problemas, dúvidas e até mesmo falta de recursos onde a pessoa possa buscar este método. Geralmente os conteúdos de ensino de qualidade e com informações mais simples são disponíveis apenas em fóruns pagos, porém possuímos também plataformas de vídeo aulas onde você encontra recursos semelhantes não e prejudicando.

Conclusão
As novas tecnologias transformam o conceito de conhecimento e, dentre os novos meios tecnológicos que se apresentam, a internet é, sem dúvida, o mais revolucionário deles. A rede mundial é uma grande aliada da educação, pois, além de cativar o aluno, facilita no processo de ensino-aprendizagem, ajudando a desenvolver capacidade de pesquisa e ampliação das relações sociais e de comunicação. A tecnologia na sala de aula veio para ajudar não só aos alunos, mais aos professores também, uma das tecnologias mais utilizadas atualmente é a internet e por este motivo não podemos ignorá-la por ser uma forma de acesso fácil por boa parte da população e sempre possui uma forma de acessar em cyber cafés por exemplo e consegue ser uma forma mais simples e prática de pesquisas facilitando assim até mesmo dentro das escolas com o auxílio do professor.


Referências

O Globo ,Qual O Papel Da Tecnologia Na Escola. Disponível em:http://blogs.oglobo.globo.com/todos-pela-educacao/post/educacao-no-seculo-21-qual-o-papel-da-tecnologia-na-escola.html. Acesso em: 01 de novembro de 2017.

Brasil 247, Uma Educação Para O Século XXI. Disponível emhttp://www.brasil247.com/pt/247/artigos/176392. Acesso em:     01 de outubro de 2017.
Luciani Missio e Jorge Luiz da Cunha. Um Olhar Sobre A Educação Moderna No Século XXI. Disponível em:< http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/056e4.pdf>. Acesso em: 26 de outubro de 2017.

Correio Brasiliense, Estudo Aponta Quais São As Principais Reclamações Entre Professores. Disponível emhttp://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/professor/2015/03/30/professor_interna,477560/estudo-aponta-quais-sao-as-principais-reclamacoes-entre-professores.shtml. Acesso em: 09 de novembro de 2017.

EAD, Vantagens Do Ensino A Distância. Disponível emhttp://www.ead.com.br/vantagens-do-ensino-a-distancia/. Acesso em:
Fundação Telefônica, Viagem À Escola Do Século XXI. Disponível em:< http://fundacaotelefonica.org.br/acervo/viagem-a-escola-do-seculo-xxi/>. Acesso em: 26 de outubro de 2017.


Socioesc, Diferenças Entre Alunos Do Séculos XX E Do Século XXI. Disponível em:< http://sociesc.org.br/blogead/2017/02/10/diferencas-entre-os-alunos-do-seculo-xx-e-do-seculo-xxi/>. Acesso em: 14 de novembro de 2017.

Comentários

  1. Em "Palavras-Chave", vocês deveriam colocar palavras importantes tratadas no texto, e não frases.
    Faltou uma melhor transição entre o desenvolvimento do texto e a conclusão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O MOVIMENTO NEGRO NOS EUA NA DÉCADA DE 1960 E OS ATUAIS CONFLITOS EM CHARLOTTESVILLE

O MOVIMENTO NEGRO NOS EUA NA DÉCADA DE 1960 E OS ATUAIS CONFLITOS EM CHARLOTTESVILLE ANTÓNIO CRISTIANO CÁSSIA MOTA  ELISÂNGELA SOUSA ERIVELTO JAMILE COSTA LARISSA DANTAS YASMIN ELLEN RESUMO O artigo retrata o movimento negro norte- americano inspirado muito nos movimentos sociais que ocorreram nos Estados Unidos a parti da década de 60, que veio inaugurando uma série de protestos de uma época, um contexto de luta pelo direito a igualdade, a emancipação e o fim de uma desonestidade racial. Esse movimento aconteceu pelo fato da desigualdade de raça, um exemplo disso foi um grupo violento como KU KLUX KLAN que ameaçava os negros, tentando afasta-los das urnas, em muitos lugares crianças negras não podiam estudar nas mesmas escolas que as crianças brancas. Além do movimento negro outro assunto abordado foi um dos conflitos ocorridos em CHARLOTTESVILLE onde uma mulher de 32 anos morreu atropelada, e 19 pessoas ficaram feridas. PALAVRAS- CHAVE: Preconceito, escravidão, desigu
DESENVOLVIMENTO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO E A DESIGUALDADE ENTRE O HOMEM E A MULHER. O texto a seguir, apresenta aspectos sobre a mulher no mercado de trabalho, sua evolução no ramo empresarial, a desigualdade entre o homem e a mulher e a determinação da mulher em reivindicar seus direitos no mundo modesto. A mulher hoje em dia tem ocupado grande parte no mercado de trabalho, inclusive em grandes empresas e na área política, não só brasileira, mais em várias partes do mundo. Nos anos anteriores, a mulher era totalmente proibida de participar de qualquer tipo de trabalho que envolvesse política, liderança de empresa, fábricas e industrias. Do ponto de vista do homem, a mulher não era capaz de liderar por aparentar ser “sexo frágil” e assim, perdiam alguns dos seus direitos trabalhistas. A mulher passou a ser admitida nas fábricas e industrias após a Segunda Guerra Mundial, quando muitos trabalhadores morreram. Conforme o tempo vai passando, a mulher vai receben

Gravidez na adolescência e a discussão do aborto

Gravidez na adolescência tem sido um tema bastante discutido, principalmente por causa de suas polêmicas e por causa de suas consequências, e em muitos dos casos, não planejada. No Brasil há inúmeros casos de gravidez na adolescência e é de conhecimento geral que o país apresenta um alto índice desse “problema”. As Jovens que engravidam na adolescência perdem oportunidades na vida como, chances de fazer uma faculdade, algumas ainda persistem em concluir o colegial, mas nem todas chegam a esse objetivo. Mas aquelas que não se deixam abalar pelo impacto da gravidez, tem condições e apoio e continuam a seguir todos os seus planos. Tudo isso está relacionado a falta de conscientização, prevenção e a sua baixa escolaridade. A gravidez acontece, muitas vezes diante de uma situação indesejada, entretanto isso também tem relação ao não suporte precoce da saúde pública, lembrando que esse é um problema que não escolhe classe social, pois existem muitos casos de aborto clandestino em classe